Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Município: PS destaca apoio às famílias e taxa de execução em Castelo Branco

José Furtado - 24/04/2024 - 10:50

Socialistas destacaram os mais de um milhão e 300 mil euros de receita do IRS que foram devolvidos aos munícipes.

Partilhar:

PS faz balanço positivo das contas do município

A concelhia do Partido Socialista diz que a Câmara Municipal de Castelo Branco atingiu em 2023 a taxa de execução orçamental mais alta dos últimos quatro anos e reforçou o esforço de pagamento a fornecedores, muitos dos quais locais, baixando o valor da dívida a fornecedores em mais de um milhão de euros durante o ano de 2023. Os números foram apresentados pelo secretariado numa conferência de imprensa na sede socialista no largo de São João, na mesma tarde em que o executivo analisou estes dados numa reunião privada da Câmara Municipal de Castelo Branco, apurou o Reconquista.

Os socialistas destacaram os mais de um milhão e 300 mil euros de receita do IRS que foram devolvidos aos munícipes no ano passado, que foi uma “diminuição considerável da receita do município, mas representou um aumento da receita dos albicastrenses”. Fala ainda em “esforços consideráveis no apoio à família” com o aumento em 239 mil euros do apoio às refeições escolares, de 301 mil euros no apoio às creches, de 591 mil euros para as atividades extracurriculares e de 786 mil euros com os transportes públicos escolares e não-escolares, mais 140 mil euros só nesta rúbrica em relação ao ano anterior. Segundo o PS estes e outros benefícios representam mais de três milhões e 900 mil euros que não saíram dos bolsos das famílias do concelho.

O PS destaca ainda um reforço de 340 mil euros de apoios às freguesias, atingindo quase dois milhões de euros no ano passado. Finalmente, sublinham os 17 milhões de euros que foram inscritos no quadro comunitário de apoio em vigor até 2027, ultrapassando os valores captados nos anteriores mandatos.

“Estas verbas permitem financiar novos projetos estruturantes para Castelo Branco e alavancar o desenvolvimento económico e social do concelho”, remata o secretariado da concelhia socialista.

COMENTÁRIOS