Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Distrito: Freguesias debatem 50 anos de Democracia

Reconquista - 03/05/2024 - 15:18

Colóquio da Anafre acontece este sábado em Castelo Branco.

Partilhar:

Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco. Foto arquivo Reconquista

Os 50 anos do 25 de Abril e os 38 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia vão ser assinalados este sábado pela delegação distrital de Castelo Branco da Anafre, a Associação Nacional de Freguesias, com uma conferência no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.

A iniciativa "Freguesias nos 50 anos de Democracia" pretende debater a importância do papel das freguesias nestes dois acontecimentos, sendo esperado o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, que foi convidado para o encerramento.

A sessão de abertura está marcada para as 9H30 com o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Pires; e Luís Oliveira, o vice-coordenador distrital da Anafre e presidente da Assembleia de Freguesia do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo.

O primeiro painel, com início às 9H45, é dedicado ao papel das freguesias na construção da democracia em Portugal, juntando Carlos São Martinho (presidente da Assembleia Municipal do Fundão e antigo presidente da Junta de Freguesia de Silvares), Leopoldo Rodrigues (presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e antigo presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco) e Carlos Pinto (presidente da associação de desenvolvimento rural Rude e antigo presidente da Câmara Municipal da Covilhã), num debate moderado pelo diretor do Jornal do Fundão, Nuno Francisco.

A partir das 11H00 debate-se o futuro das freguesias depois de 50 anos de democracia e 38 anos de Europa, com João Lobo (presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa), Jorge Veloso (presidente da Anafre) e João Campolargo (presidente da Câmara Municipal de Ílhavo), num debate moderado por Júlio Cruz, o subdiretor do Reconquista.

O encontro termina depois do meio-dia com as conclusões de Bruno Costa, professor de ciência política da Universidade da Beira Interior; e de Joaquim Alves, o vice-coordenador da Anafre no distrito de Castelo Branco e atual presidente da Junta de Freguesia da Sertã.

Para a sessão de encerramento estão previstas as intervenções de Rui Amaro, o presidente da Anafre distrital; de Jorge Veloso, de Leopoldo Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e ainda de Hernâni Dias, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Os trabalhos são abertos ao público em geral.

COMENTÁRIOS