Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Festival do queijo decorre até domingo

Reconquista - 03/05/2024 - 15:56

Animação do festival tem como cabeças de cartaz HMB (sexta-feira), Moonspell (sábado) e Quim Barreiros (domingo).

Partilhar:

A valorização do queijo é o foco da segunda edição do Portugal Cheese Festival que decorre a partir desta sexta-feira até domingo em Alcains. A vila volta a engalar-se para destacar um dos seus produtos endógenos mais procurado, apesar da redução do número de produtores.

“Depois de superada a expectativa criada no ano passado, com o primeiro Cheese Festival, o evento volta para valorizar o queijo, mas também o setor do leite e o subproduto que é a lã”, avançou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, no lançamento do evento.

Milena Santos, presidente Freguesia de Alcains, lembrou na mesma ocasião que a vila “já teve mais queijeiros do que tem hoje, mas como ainda há alguns e outros nas freguesias à volta, há condições para valorizar esta fileira”. Do evento em si, a autarca destacou que o programa integra passeios pedestres (Rota das Leiteiras), de bicicletas (A volta das damas, só para mulheres) e de motas. A Tuna da Usalbi e outras dinâmicas promovidas pelas coletividades locais completam a animação do festival, que tem como cabeças de cartaz HMB (sexta-feira), Moonspell (sábado) e Quim Barreiros para encerrar o certame (domingo). Sendo o domingo Dia da Mãe, o Museu do Canteiro e a Biblioteca de Alcains dinamizam uma sessão de leitura alusiva à efeméride.

Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster, explicou a parte científica do programa, especificando a realização de conferências e encontros com especialistas nacionais e internacionais e as memórias vivas da vila, em torno do tema “Valorização e Inovação do Queijo”, organizados pela InovCluster, CATAA e Ovibeira. Além disso, destaca que o programa inicia com uma atividade para os mais novos, uma experiência sensorial proporcionada na visita à Quinta Pedagógica, onde poderão contactar com as técnicas da ordenha, da tosquia, da produção e da prova do queijo.

O programa também conta com momentos de cozinha ao vivo, destacando-se os pratos de borrego Merino da Beira Baixa, pelo chef Júlio Vintém.

Irá decorrer também um Concurso de Queijo, aberto a todos os produtores, abarcando seis categorias, nomeadamente o Queijo de Mistura Curado, o Queijo de Ovelha Curado, o Queijo Inovação, e três referentes às Denominações de Origem Protegida (DOP), o Queijo da Beira Baixa DOP Amarelo; o Queijo da Beira Baixa DOP Picante e Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco.

COMENTÁRIOS