Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Escalos de Cima: Senhora da Ajuda viu capela requalificada

Cláudia Baltazar - 01/05/2024 - 17:00

No final, a população associou-se a um momento de confraternização e convívio, partilhando alegria e gratidão pela obra feita.

Partilhar:

Comunidade compareceu para celebrar o momento

A requalificação da capela da Senhora da Ajuda, em Escalos de Cima, foi inaugurada no passado sábado, dia 27 de abril, após seis meses de obras que resultaram na renovação parcial do edifício, uma intervenção orçada em 52.263,07€ como foi confirmado ao Reconquista pelo município albicastrense.

A empreitada foi financiada pela Câmara de Castelo Branco, Fábrica da Igreja Paroquial de Escalos de Cima e ofertas de particulares e empresas. O objetivo foi requalificar a capela dedicada a Nossa Senhora da Ajuda, no sentido de potenciar o património religioso, recuperando-o e devolvendo-o à comunidade que neste dia compareceu em grande número para assistir à inauguração das obras.

Após a celebração da eucaristia campal, junto da capela, seguiu-se o descerramento da pedra em granito que ficou junto do cruzeiro medieval e que regista a data deste marco importante e aguardado pela população e devotos da Senhora da Ajuda.

As obras no edifício de finais do Século XVIII, com a última intervenção datada de 1978, passaram pela colocação de uma nova cobertura e o teto interior forrado a madeira, pintura interior e exterior. Foram ainda realizados arranjos no exterior, com a alteração das escadarias de acesso ao adro da capela, para além da substituição de todas as portas.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, marcou presença na cerimónia e destacou a necessidade e importância da preservação deste imóvel “que faz parte da história e da devoção da população para a qual o município conseguiu dar resposta no momento certo, através do diálogo com os membros do Conselho Económico da Paróquia que há vários anos ambicionava, assim como toda a comunidade paroquial, estas obras que voltaram a dar dignidade, vínculo e esplendor a esta capela, preservando o património cultural e religioso”.

O empenho dos membros do Conselho Económico e o financiamento por parte do município na requalificação da capela, foi também referido na intervenção do presidente da União de freguesias de Escalos de Cima e Lousa, João Miguel Baltazar: “apoio sem os quais a obra não seria hoje uma realidade, porque a junta não dispõe de meios para dar resposta a estas solicitações. Apoiamos no que nos é possível”.

O padre Calos Almeida, que é pároco in solidum na freguesia desde 2023, congratulou-se com a intervenção neste espaço de culto que passa agora, “de cara lavada”, a trazer uma maior dignidade e respeito ao local, que preserva memórias por quem por aqui manifesta ou já manifestou a sua oração e devoção”. Referiu, como próximo objetivo, “a necessidade de uma intervenção de conservação e restauro no retábulo-mor e nos vitrais da capela”.

Depois das obras de requalificação da Igreja Matriz em 2008, da Capela de Santo Amaro em 2017, a comunidade paroquial viu agora concretizada a intervenção na capela de Nossa Senhora da Ajuda. No final, a população associou-se a um momento de confraternização e convívio, partilhando a alegria e gratidão pela obra feita, acompanhados pela música e dança do rancho folclórico da freguesia que muito tem contribuído para a preservação e divulgação do património edificado, tradições e cultura religiosa.

 

COMENTÁRIOS